Tudo sobre presença digital de uma empresa

Por definição a presença online de uma empresa, ou como é conhecida, presença digital, significa a visibilidade de uma empresa na Internet. Isso inclui além do site, tudo o que pode ser encontrado online sobre sua empresa. Desde os canais tradicionais de mídias sociais ao link de localização no Google Maps passando por um site profissional até plataformas de diretório online.

Uma boa presença digital para empresas é um importante caminho para se promover e se posicionar no mercado. É um meio eficaz para atrair e conquistar novos clientes, além de gerar maior visibilidade e negócios.

Neste post, vou dar um breve guia para quem deseja começar a se tornar mais presente no mundo digital.

Por que a presença online é importante para uma empresa?

Uma boa parcela das pessoas, hoje em dia, primeiro contata uma empresa por meio de um canal digital. Especificamente, pode ser pelo site, pela mídia social ou uma publicidade online. Para entender a ideia da importância de uma presença online, imagine que alguém pesquisando pelo que a sua empresa oferece pode encontrá-lo, mesmo que você não seja conhecido, e entrar em contato. Os visitantes encontram seu site por meio de mecanismos de pesquisa como o Google e tem acesso aos seus produtos e serviços por um celular em qualquer lugar.

Quais são os tipos de presença online

O exemplo central nas várias etapas da presença digital é provavelmente o site profissional de uma empresa. Na maioria dos casos, são feitas tentativas de transmitir informações ao visitante e oferecer funções. Tais funções podem oferecer aos visitantes a possibilidade de comprar, reservar, orçar, ver, perguntar, agendar, compartilhar, consultar produtos ou serviços online. Dentre as várias possibilidades existe também a de assinar um boletim informativo da empresa para receber atualizações e promoções da empresa.

Com o crescimento do Google no Brasil, o cadastro de um perfil de empresa no Google via Google Meu Negócio se tornou de grande importância. Esse cadastro ou listagem aparecerá nos resultados da pesquisa e conterá informações importantes sobre uma empresa, como endereços, horário de funcionamento, número de telefone, links etc.

Isso é particularmente interessante para empresas que oferecem serviços ou produtos que não podem ser adquiridos online. Nesse caso, os clientes em potencial pesquisam termos como “posto de gasolina perto de mim” ou “cabeleireiro próximo a mim” no Google Maps para encontrar fornecedores nas imediações.

Não se esqueça  das redes sociais . Existem muitas plataformas e todas atraem diferentes grupos-alvo. A mídia social é extremamente adequada para construir um relacionamento pessoal com o público-alvo e os clientes existentes. A possibilidade de colocar anúncios direcionados ao público-alvo amplia os benefícios das mídias sociais e possibilita a construção de uma comunidade.

Quem precisa de uma presença online?

Para 99% de todas as empresas, a presença online é essencial. É a primeira impressão que um potencial cliente tem da sua empresa na Internet. Ainda assim, provavelmente é melhor não ter presença online do que ter uma presença ruim. Uma  presença online desatualizada e não profissional envia sinais negativos ao visitante.

Isso se deve principalmente ao fato de que o padrão de qualidade dos sites e perfis geralmente é alto e os visitantes já estão acostumados a um padrão muito alto. Esse padrão deve ser mantido ou, se possível, superado! 

Se decidir estar presente como empresa na Internet, deve saber que uma presença online é viva, crescente e deve ser constantemente mantida. Assim como você mantém a área de entrada da sua empresa, você também deve manter sua presença online. Pense assim, se uma pessoa chega no seu estabelecimento e ver a entrada suja, com objetos quebrados, ambiente poluído visualmente, como você acha que será a visão do cliente?

Por isso cuide do físico e do digital, porque o meio online vem crescendo a passos largos e quem não se adaptar certamente ficará para trás.

A importância da Presença digital de Marca

Uma presença digital é importante para uma empresa não apenas para aumentar o conhecimento da marca, mas também para aumentar a credibilidade da marca. Hoje, os consumidores costumam pesquisar marcas on-line antes de assumir um compromisso de comprar ou contratar.

Se uma marca não tiver um site simples, mas objetivo na internet, a depender do ramo de atividade o consumidor pode ao ponto de duvidar da sua autenticidade.

A presença na internet, portanto, mostra profissionalismo, permite que as empresas promovam sua competência e se destaquem da concorrência. 

Abaixo estão alguns dos fatores mais importantes de uma presença digital.

Desenvolver um site

Uma boa presença digital é baseada em um site amigável e bem projetado. Um site bem projetado é crucial para a credibilidade de uma empresa. Existem agências, consultores e freelancers  que podem ajudar você no processo de criação e manutenção de presença online e na criação de um site perfeito.

Além disso, a maioria dos consumidores da atualidade julgam a credibilidade de uma empresa pelo seu site. Um site bem projetado pode gerar leads, vendas e tráfego. Imagine uma loja frente de rua num centro movimentado, onde a empresa vende sem fazer esforço?

Agora imagine um local onde tem milhões de pessoas transitando com um problema específico e pesquisam quase que desesperadamente uma solução e que essa solução é o seu produto ou serviço… esse lugar é o google (a mídia social tem outro papel na presença online).

Por isso seu negócio precisa estar na internet fornecendo informações aos consumidores 24 horas por dia. E o mais importante, um bom site pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora.

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Publicidade social paga

Uma presença na mídia social pode ser uma maneira lucrativa e eficiente de atingir um grande público. Embora nem todas as redes sejam adequadas para todos os negócios, saber quais redes são usadas pelo seu público pode ajudá-lo a definir melhor sua mensagem e veicular anúncios melhores.

Ao focar em públicos relevantes, você pode criar melhores resultados e campanhas mais econômicas. As redes sociais pagas são uma ótima maneira de ficar à frente, criar melhores oportunidades e aumentar o retorno sobre os gastos com anúncios. 

A maneira mais popular de usar anúncios sociais pagos para empresas é segmentar públicos específicos. Isso permite que você alcance pessoas que já estão interessadas em seu nicho, mas podem não estar familiarizadas com sua marca. Você também pode usar anúncios sociais pagos para redirecionar ex-clientes ou aumentar o tráfego do site.

As campanhas de anúncios sociais pagos são ótimas para aumentar a exposição da marca nas plataformas de mídia social e atrair novos leads, clientes e conversões. Essas estratégias são rápidas e eficazes e podem aumentar o conhecimento e o alcance da sua marca.

Site compatível com dispositivos móveis

Se você deseja atrair novos clientes, um site compatível com dispositivos móveis é uma parte essencial de sua estratégia online. Mais da metade dos usuários de internet usam seus dispositivos móveis para fins de pesquisa e compras. A resolução da tela do celular é pequena, dificultando o toque nos links.

No entanto, a maioria das pessoas ainda prefere seus dispositivos móveis para navegar em sites. Isso significa que, se seu site não for compatível com dispositivos móveis, você perderá clientes em potencial.

De acordo com uma pesquisa recente, 68% dos usuários de smartphones fazem uma compra em 24 horas. Isso significa que, se o seu site for compatível com dispositivos móveis, você verá um aumento nas vendas. Um site compatível com dispositivos móveis não apenas aumenta o tráfego, mas também melhora suas taxas de conversão.

Além disso, os visitantes passam mais tempo em sites compatíveis com dispositivos móveis. Isso significa que você terá menos rejeições. 

Avaliações de Clientes

Coletar avaliações de clientes sobre sua presença digital é uma ótima maneira de obter mais clientes e lucros. As avaliações também podem ajudá-lo a entender o que os clientes reais pensam da sua empresa, pois as pessoas são mais abertas online do que pessoalmente.

Pode acontecer casos de uma comunicação direta ser arrogante ou ofensiva, mas não desanime e tente com calma perguntar como melhorar e deixe certo que fará o possível para corrigir e agradá-lo da próxima vez. Certamente, além de passar uma boa imagem para os outros visitantes, os outros comentários positivos vão lhe garantir manter o crescimento constante.

Além de lhe dar uma ideia melhor do que seus clientes estão pensando. Para desenvolver uma presença digital positiva, você deve procurar por avaliações positivas e negativas.

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Consultoria de Presença Online

Somos uma empresa de consultoria de presença online voltada para empreendedores, pequena e média empresa que precisam criar uma presença digital do zero ou apenas manter uma imagem positiva na internet para atrair mais clientes através de buscadores como o Google e Bing, além das mídias sociais. Se você está procurando como criar uma presença digital, veio ao lugar certo. 

A Digitalizando Negócios serviços de consultoria cria uma presença on-line com uma estratégia digital integrada que garante que sua empresa alcance os compradores tanto no início de suas jornadas de compra como no fundo desse funil orientando-os em todas as etapas.

Ajudamos sua empresa a oferecer seus produtos ou serviços num mercado digital segmentado e multicanal que fale com seus clientes onde ele está. É então que você pode melhorar as relações com o cliente e através de interações inteligentes construir uma imagem de valor sólida para sua marca no digital.

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Marlon Silva

Especialista em SEO, apaixonado por otimizar a presença online de pequenas e média empresas brasileiras.

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