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O que é a digitalização dos negócios?

“Digitalização dos negócios” e “transformação digital” são palavras de ordem há mais de uma década, mas essa terminologia ainda está forte por um motivo. A digitalização e a transformação digital tornaram-se prioridades maiores do que nunca, à medida que as empresas mudaram para modelos de trabalho híbridos e os clientes adotam cada vez mais os canais online.

Toda empresa tem muitas oportunidades para otimizar processos e usar ferramentas digitais que podem ajudar a reduzir custos e economizar seu tempo. Isso permite que você se concentre em outras tarefas importantes que acompanham a administração de um negócio. A digitalização do seu negócio envolve o uso de uma variedade de tecnologias para aumentar a eficiência. Isso pode incluir a conversão de processos em papel para digitais e a utilização de diferentes ferramentas para melhorar coisas como gerenciamento de estoque, contabilidade e visibilidade online.

O que é a digitalização dos negócios?

De acordo com o Dicionario, a digitalização é a conversão de informações analógicas em formato digital com dispositivos eletrônicos adequados para que as informações possam ser processadas, armazenadas e transmitidas por meio de circuitos, equipamentos e redes digitais.

Talvez você ainda esteja em dúvida do que é um processo de digitalização? Basta entender que a digitalização, em termos mais específicos eletronicamente falando, é o processo de conversão de informações em um formato digital . Nesse formato, as informações são organizadas em unidades discretas de dados chamadas bits que podem ser endereçadas separadamente, geralmente em grupos de vários bits chamados bytes.

Simplificando, a digitalização está convertendo a informação em um formato digital, o que não é um conceito novo. A digitalização dos negócios leva a um local de trabalho mais digital. Muitas vezes, os líderes confundem isso como significando simplesmente uma ausência de papel, mas pode significar muito mais. Para algumas organizações, isso pode significar um estilo diferente de trabalho, como acessar informações de dispositivos móveis em campo e colaborar com trabalhadores remotos de novas maneiras, além de receber clientes online e esta preparado em tempo hábil tanto para responder como gerenciar esses visitantes. Essas mudanças de processo exigem mais do que apenas substituir documentos em papel por digitais.

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O que é Transformação Digital?

E a transformação digital? A digitalização e a transformação digital costumam ser usadas de forma intercambiável, mas uma nova diferença na maneira como esses termos são usados ​​começou a surgir. Embora a digitalização possa fazer parte de uma iniciativa de transformação digital, a transformação digital também abrange as mudanças na tecnologia, na cultura e nos processos de negócios que geram melhores resultados de negócios, incluindo uma melhor experiência do cliente.

A título de explicação, pense em como suas expectativas como consumidor mudaram. Quando você compra um novo telefone e esse telefone contém imediatamente todos os seus contatos e fotos, isso é digitalização. Quando você liga para seu banco ou hospital e seu histórico de transações ou registros médicos estão prontamente disponíveis, isso é digitalização. Quando o Amazon Prime salva todos os seus números de cartão e endereços de entrega para que você possa encomendar tudo o que precisa e vê-lo à sua porta em dois dias, isso é digitalização.

A transformação digital não afeta apenas as interações e transações do cliente: ela também muda as operações de negócios. À medida que os modelos de trabalho híbridos se tornam cada vez mais a norma, as empresas devem se adaptar para que os funcionários possam trabalhar e colaborar com eficiência, independentemente de sua localização física. A adoção de tecnologias baseadas em nuvem que mantêm as pessoas conectadas e as informações centralizadas garante que as empresas estejam se preparando para o sucesso à medida que a forma como trabalhamos evolui. 

A chave aqui é que a transformação digital requer uma mudança fundamental no pensamento e abre a possibilidade de disrupção. Simplesmente agregar tecnologia a um processo existente só o levará até certo ponto. As empresas precisam de um verdadeiro hub de informações digitais que conecte funcionários e conhecimento para que todos possam acessar rapidamente as informações de que precisam no fluxo de trabalho.

O que é digitalização de negócios?

A digitalização fornece soluções para problemas organizacionais, permitindo que os empresários tenham mais controle sobre suas operações comerciais. Processos com uso intensivo de papel podem significar mais tempo, esforço e dinheiro que poderiam ser melhor usados ​​em outros lugares, e maior risco se os registros forem perdidos ou destruídos acidentalmente. A mudança para práticas digitais também pode ter um impacto positivo no meio ambiente, reduzindo o uso de papel.

Avaliar ativamente as tecnologias digitais pode ajudá-lo a manter uma vantagem competitiva e melhorar a eficiência do seu negócio. Há muitas maneiras de digitalizar sua empresa, desde usar aplicações financeiras, software saas que são aplicativos armazenados na nuvem até atrair seus clientes inteiramente pela internet promovendo seus produtos e serviços online. .

O que significa digital Business?

Uma faceta do seu negócio que pode se beneficiar da digitalização são suas operações diárias. A eliminação do papel e o uso de comunicações eletrônicas podem ajudá-lo a se manter organizado e acessar facilmente informações importantes, não importa onde você esteja. Isso ajudará você a classificar e pesquisar facilmente por documentação importante.

Você pode ficar sem papel em várias partes do seu negócio. Bancos, publicidade e orçamento são apenas algumas das áreas em que ficar sem papel pode ser benéfico. Reduzir o papel pode ajudar sua empresa a se manter organizada e reduzir a quantidade de resíduos que você produz. Embora esse processo seja recompensador, você deve avaliar cuidadosamente quais sistemas fazem sentido para o seu negócio, dependendo do seu setor e necessidades específicas.

Ofereça produtos e serviços online

Colocar seu negócio online pode abrir novos fluxos de renda e atrair mais clientes. Se você é principalmente um negócio centrado no produto, você pode vender online. . Além disso, se você vende produtos ou serviços, considere listar suas ofertas em um site para alcançar melhor os clientes.

Como faço para digitalizar?

Armazenar seus registros importantes, incluindo vendas, lista de clientes, fornecedores, documentos fiscais e contratos em um computador pode ajudar a mantê-los mais seguros do que apenas ter cópias em papel. Você também pode usar programas baseados em nuvem que permitem acessar seus arquivos de qualquer lugar. Ter todos os seus registros em um só lugar e facilmente acessíveis irá ajudá-lo a encontrar o que você precisa quando necessário e evitar que os arquivos se percam.

Transforme seu sistema de gerenciamento de inventário

Se sua empresa vende produtos físicos, investir em um sistema de gerenciamento de inventário digital pode ajudar a simplificar suas operações. Acompanhar o inventário digitalmente pode ajudar na contagem precisa, facilitar o envio e identificar o inventário ausente. Saiba mais sobre como gerenciar seu inventário .

Atualize seu sistema

de faturas Em vez de imprimir faturas, converse com seus clientes ou fornecedores sobre a mudança para o faturamento digital. O faturamento digital facilita a visualização e o processamento de faturas e reduz o uso de papel. Aqui está um modelo de fatura que você pode usar para começar.

Automatizar esse sistema também pode ajudar a reduzir erros, acelerar os tempos de resposta e ajudá-lo a se manter organizado. Você poderá descobrir rapidamente quais faturas foram enviadas, quanto dinheiro você deve, quando uma fatura é paga e se seus clientes estão atrasados ​​em seus pagamentos. Saiba mais sobre os conceitos básicos de faturamento e manutenção de registros .

Digitalize seu sistema de ponto de venda (POS)

Outra maneira de otimizar suas finanças é usar um dispositivo de ponto de venda (POS) conectado a um sistema POS. O dispositivo, como uma caixa registradora, leitor de cartão, tablet ou até mesmo seu celular, é o que você usará para processar as transações. O sistema pode armazenar e organizar todas as suas informações de vendas e pode até ser vinculado ao seu software de contabilidade e sistemas de gerenciamento de estoque. Além disso, você pode oferecer aos clientes a opção de receber recibos digitais em vez de recibos em papel.

Como resultado, toda vez que você fizer uma venda, seus registros financeiros e estoque serão atualizados automaticamente. Alguns sistemas de PDV até alertam seus funcionários quando você precisa pedir mais suprimentos e informam quais produtos são os favoritos dos clientes. Certifique-se de que tem uma ligação à Internet forte para manter o seu POS online. Saiba mais sobre como configurar sistemas POS .

Mude para o banco sem papel 

O banco on-line facilita a verificação rápida dos saldos da sua conta, o rastreamento do seu dinheiro e a transferência de fundos diretamente de uma conta para outra sem ter que visitar uma agência bancária. Aceitar e enviar pagamentos on-line pode economizar seu tempo e pode ser mais seguro do que lidar com grandes quantias em dinheiro. Saiba mais sobre os prós e contras do sistema bancário .

Utilize o software de contabilidade 

O software de contabilidade pode ajudá-lo a registrar, resumir, analisar e relatar suas transações financeiras. Existem muitos aplicativos e serviços de contabilidade online disponíveis com uma variedade de recursos. Dependendo de suas necessidades específicas, o uso de software online é uma maneira útil de organizar sua contabilidade, acompanhar pagamentos e se preparar para a temporada de impostos. 

Maximizando as oportunidades promocionais

A introdução de oportunidades de promoção digital para sua empresa pode ajudar você a alcançar mais clientes e aumentar seus ganhos. Ao promover sua empresa em vários lugares on-line, será mais fácil para os clientes encontrarem você. Isso é importante porque nenhuma empresa sobrevive sem cliente. Considere criar um site e investir em marketing digital e outras promoções digitais ao investir tanto em meios impressos, pois canaliza sua empresa para onde o público está migrando no momento.

Leve seu marketing e promoções on-line

Você pode usar uma variedade de ferramentas e táticas de marketing e promocionais para expandir seus negócios. Por exemplo, você pode tentar criar anúncios diferentes e atribuir a cada um um código promocional exclusivo. Você pode rastrear os códigos que os clientes usam, o que ajuda a entender quais anúncios valem a pena continuar e pelos quais você deve parar de pagar.

Com a publicidade digital, você também pode segmentar os tipos específicos de pessoas com maior probabilidade de se tornarem seus clientes com base em dados comportamentais coletados por sua ferramenta de análise, ajudando você a aproveitar ao máximo seu orçamento de marketing. Saiba mais sobre métodos para promover seu negócio digitalmente e medir o sucesso .

Conclusão

Lembre-se que muitos empresários têm enfrentado a crise que atingiu negativamente os negócios. Com isso, eles têm percebido que precisam mudar e buscar novas armas para encontrar novas formas de melhorar as suas vendas. Por que?

Porque as relações mudaram e quem não começar a mudar vai ficar para trás. Se você não percebeu hoje em dia, os consumidores estão buscando mais informações antes de comprar um produto ou contratar um serviço. E a rapidez, organização e personalização que os meios digitais oferecem para você garantir suas vendas no momento certo são absurdas em comparação com métodos tradicionais.

Se o seu negócio precisa de ajuda para se destacar melhor e atrair novos clientes, conte com a gente e entre em contato para uma conversa para juntos descobrir como melhorar sua presença online!

Marlon Silva

Especialista em SEO, apaixonado por otimizar a presença online de pequenas e média empresas brasileiras.

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