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O que é um Cartão de Visita Digital

Era uma vez, não muito tempo atrás, se você andasse pelos andares de prédios de escritórios em todo o mundo, teria visto aquelas caixinhas de cartão de visita impresso nas mesas. Essas caixinhas continham centenas de cartões de papel de representantes de empresas locais. Se desloque rapidamente para o presente e é improvável que você veja um telefone fixo na mesa e muito menos uma relíquia como essas caixinhas de cartão de visita impresso nos locais de trabalho modernos. 

A rede mudou. A transição irresistível para as primeiras práticas de negócios digitais também nos deu ferramentas incríveis para aumentar nossas redes de contato com mais eficiência.

O que é um Cartão de Visita Digital:

Um cartão de visita digital (também conhecido como cartão de visita com código QR, cartão de visita virtual, cartão de visita eletrônico ou cartão de visita móvel) é um perfil que conecta todas as suas informações de contato digital e físico. Eles dão às pessoas a capacidade de compartilhar quem são, com qualquer pessoa, onde quer que estejam.

Cartão de Visita Digital

Você pode criar esses cartões online por meio de um programa gráfico ou por aplicativos específicos de cartão de visita digital que geralmente são cobrados mensalmente para mantê-los. Permitindo que você carregue em seus dispositivos favoritos, como smartphones, smartwatches, tablets e laptops, eles podem ser usados ​​para compartilhar seus detalhes de contato em qualquer lugar. 

Assim como os cartões de visita tradicionais feitos em papel, você tem opções ilimitadas para personalizar o design do seu cartão de visita digital. A vantagem é que agora, com um cartão de visita digital, você pode compartilhar links clicáveis ​​e multimídia em seu cartão. Você também pode direcionar as pessoas que você conhece para: te seguir nas redes sociais, te ligar, marcar seu site e todos os detalhes do seu cartão serão salvos diretamente no telefone do seu contato, sem risco de ser jogado numa via pública ou esquecido dentro de uma carteira ou bolso! rs!

Um cartão de visita digital é uma maneira simples de expandir sua rede de contatos e ser mais memorável.

Como fazer um Cartão de Visita Digital grátis?

Tem duas Fazer um cartão de visita digital: A primeira é contratando uma empresa especializada que cobra em torno de 60 a 70 reais cada. Se você não tem tempo e nem conhecimento para usar ferramentas gráficas é importante contratar pois os benefícios serão inúmeros. Outra forma é colocando a mão na massa e criando um que com um pouco de tempo será fácil. Existem muitos provedores digitais no mercado. Vale a pena escolher uma marca em que você possa confiar, que seja bem avaliada e construída para os usuários que atende. 

Alguns programas que você pode criar:

1. Corel Draw

2. Photoshop

3. Canvas (recomendado)

4. Photoscape

5. Illustrator 

‍O que eu coloco no meu cartão de visita digital?

1. Nome e foto do perfil

Os cartões de visita digitais permitem que você personalize a forma como deseja ser atendido usando os pronomes de tratamento que quiser junto ao seu nome e sobrenome. Você precisa listar as informações que são importantes para você compartilhar a maneira como gostaria de aparecer no mundo digital. Como seus pronomes de tratamento preferidos, nomes preferidos e muito mais. 

‍Da mesma forma, uma foto de perfil atualizada é crucial para ser memorável e construir confiança. Por quê? De acordo com a Psychological Science, em 0,04 segundo depois de ver sua foto, as pessoas já fizeram um julgamento sobre você.

2. Detalhes de contato – E-mail, telefone

E-mails de trabalho e números de telefone sempre foram um dos pilares dos cartões de visita. O mesmo vale para cartões de visita virtuais, mas agora, seu contato pode tocar em seu número ou endereço e entrar em contato instantaneamente com você (em vez de ter que digitar o número no telefone).

‍Agora você pode selecionar seu aplicativo de comunicação preferido para chamadas e e-mails. Facilidades para conectar seu Whatsapp e Telegram, ajudando você a separar detalhes de contato profissional e pessoal.

3. Detalhes da Empresa – Cargo, Logotipo e Nome da Empresa

Recebeu uma promoção recentemente? O nome ou logotipo da empresa mudou? Você mudou de emprego? Você agora é freelancer? Seu cartão de visita eletrônico evolui à medida que sua função muda e seu negócio cresce.

‍Você vai precisar atualizar esses detalhes no aplicativo, por isso é bom ter o fonte salvo em seu computador ou celular.

4. Site e materiais de marketing

Você tem um link importante que deseja compartilhar com seus contatos? Ou uma nova brochura de produtos? Talvez uma nova listagem incrível que acabou de chegar ao mercado? 

‍Com o aplicativo de cartão de visita digital, você pode adicionar sites e outros materiais de marketing aos seus cartões através de um link.  Assim sempre que o seu cliente clicar vai entrar no seu site atualizado na internet.

5. Alças de mídia social

Um cartão de visita digital fornece uma conexão fácil ao seu:

  • página do Instagram
  • página do LinkedIn
  • perfil do Facebook
  • Canal do Youtube
  • identificador do Twitter
  • Conta TikTok
  • página do Yelp
  • Conta do Snapchat
  • Página do GitHub
  • Discord 
  • Canal Twitch e muito mais. 

‍Mostre seus canais de mídia social com melhor desempenho. Ou suas últimas postagens com um cartão de visita linkando para as suas melhores mídias.

6. Ferramentas de software de negócios

É possível colocar de tudo, até mesmo links para ferramentas de pagamento como paypal, mercado pago, ferramentas de mensagens de vídeo como Skype e agendadores de reuniões como Calendly pode ter um lugar no seu cartão de visita digital. 

‍Seu cartão virtual agora pode ser o lar de todas as maneiras pelas quais uma pessoa pode se conectar com sua marca e negócios profissionais. Ajudando seus clientes a encontrar as informações certas para ajudá-lo a ser pago mais rapidamente!

7. Marca

‍Destacar-se da multidão está se tornando mais importante do que nunca. A pesquisa mostrou que o uso de uma cor de assinatura pode causar um aumento de 80% no reconhecimento de sua marca por parte do consumidor . Com um cartão digital, você pode personalizar ao máximo a cor do seu cartão. Exiba tonalidades semelhantes a da sua logo, por exemplo para maximizar a memorização da sua marca. ‍

8. Chamada para Ações

‍Uma estratégia interessante do cartão digital é a capacidade de adicionar chamadas para ações para todos os campos do seu cartão de visita digital. Pesquisas mostram que apelos à ação na internet melhoraram as taxas de cliques sensivelmente. Usar “Ligue para nós hoje” ou “Conecte-se comigo no LinkedIn”, comparado a URLs simples, pode aumentar rapidamente o número de cliques em links que seu cartão recebe.  

‍Com um cartão de visita digital, você pode colocar a chamada para ação conectado a cada campo e personalizá-los para o seu negócio. Isso ajudará você a realizar o maior número de ações possíveis por visualização do seu cartão. ‍

O que não colocar no seu cartão de visita digital?

Os melhores cartões de visita digitais são concisos, bem desenhados e impulsionam a ação. Aqui estão algumas dicas sobre o que evitar ao fazer seus cartões:‍

  • Se você adicionar uma biografia ao seu cartão de visita digital, faça-o curto, não deve ser um textão ou corre o risco de ocupar muito espaço no seu cartão prejudicando a estética e o objetivo final. 
  • Não rotule os campos do cartão como URLs, faça-os chamar à ação. Seja criativo e ofereça sugestões de chamadas para ações com gatilhos que chamem a atenção para o clique. 
  • Certifique-se de que seu esquema de cores aumenta a memorização de seus cartões, e não o contrário… tente adicionar as cores exatas da sua marca, ao criar seus cartões. 
  • Não se engane  adicionando uma foto de perfil de uma década atrás, seja transparente que o resultado vai ser inesperadamente positivo. ‍

Como compartilhar um cartão de visita digital?

Quer você esteja se reunindo pessoalmente ou virtualmente, tem várias opções de compartilhamento disponíveis para que você possa compartilhar seu cartão de visita digital da maneira que funcionar melhor para você. ‍

1. Códigos QR:

Os códigos QR tornaram-se mais acessíveis e são vistos em todos os lugares hoje. As pessoas podem escanear seu código QR diretamente do cartão, onde você pode colocar pequeno em algum canto do cartão. Ou pode baixar seu código QR para adicionar onde quiser. ‍

Vimos pessoas adicionarem seu código QR em seus sites, mídias sociais, crachás como conferências, outdoors, folhetos, panfletos, camisetas, em seus caminhões e muito mais!‍

Outros materiais de marketing

Além disso, quando você cria um cartão de visita digital e ao terminar você pode tambem usar plataformas para gerar um código QR vinculado ao seu cartão. ‍

Muitas empresas são criativas com códigos QR em sua estratégia de marketing adicionando onde querem, como Outdoors, folhetos, camisetas, banners de feiras e você escolhe onde colocar a sua. ‍

Podem inclusive adicionar o código QR do cartão ou URL exclusivo em seu site. Isso ajuda a garantir que os clientes tenham informações de contato atualizadas o tempo todo.‍

2. Compartilhe com uma mensagem: texto, e-mail e assinaturas de e-mail.

Texto e e-mail são as duas formas mais populares de comunicação. Com e-mail marketing e marketing de texto se tornando uma tendência crescente. Dados de uma empresa de marketing chamada Amirsys mostram que 8,1 % das PMEs usam o e-mail como seu principal canal de marketing para aquisição de clientes .

Você pode compartilhar seu cartão de visita digital por mensagem de texto e e-mail. Assinaturas de e-mail também são uma peça subutilizada de marketing imobiliário. Segundo Oberlo: em 2022, espera-se que 333,2 bilhões de e-mails sejam enviados e recebidos por dia . Isso é muita oportunidade para compartilhar links para sua empresa (e cartão de visita eletrônico). ‍

Conectar seu cartão de visita digital à sua assinatura de e-mail agora é extremamente fácil. Para empresas e equipes, esta é uma ótima maneira de adicionar a estratégia ao seu kit de branding corporativo. Ajudando você a transformar cada interação que sua equipe tem em um link para o seu negócio. 

3. Weblink: Mídias Sociais e Site

Com a internet se tornando mais fragmentada do que nunca. A necessidade de sua marca estar em todas as plataformas ao mesmo tempo é maior do que nunca. Seu cartão de visita pode ser a cola que une sua marca online. Incluir o link da web do seu cartão de visita digital para sua biografia do Instagram e do TikTok pode ajudá-lo a expandir sua marca e orientar os seguidores para outros links importantes que você deseja mostrar a eles. ‍

4. Reuniões virtuais e transmissões ao vivo.

A videoconferência veio definitivamente para ficar. Portanto, faz sentido você apresentar o link para as pessoas conhecerem e baixar em seu celular para consulta posteriores potencializando a divulgação. ‍

5. Acessórios – Cartões de visita NFC: 

Não está pronto para parar de usar seu cartão de visita físico? Estamos muito cientes do que estamos pedindo aos usuários para desistir em favor de uma solução de cartão de visita digital. Para muitas pessoas, carregar um cartão de visita físico é um hábito que eles formaram durante extensas carreiras em seu setor. ‍

O melhor do Cartão Digital é que você também pode vincular o Code QR para você e sua equipe. Você pode ter seu cartão e carregá-lo se quiser e ao compartilhar já vai o code QR caso o cliente deseje entrar online para ver seu perfil de midias sociais ou até realizar uma ligação.. ‍‍

1. Sustentabilidade

As expectativas das empresas e dos clientes mudaram. Os clientes agora esperam que as empresas se comportem de maneira responsável e sustentável. É por isso que estamos vendo cada vez mais empresas se juntarem ao The Climate Pledge – para se tornarem net zero até 2040 .   A Blinq está ajudando as empresas a reduzir sua pegada de carbono e atingir suas metas ESG. Os cartões de visita digitais estão ajudando a reduzir a quantidade de papel usada globalmente por ano, mantendo mais árvores no solo e mais cartões de visita de papel fora do aterro. 

2. Economize tempo e ganhe controle sobre as informações compartilhadas

Os cartões de visita digitais eliminam a necessidade de as empresas reordenarem cartões de papel caros que se tornam redundantes todos os anos. A atualização digital de seus cartões de equipe por meio da produção de um cartão digital reduz significativamente a carga administrativa de suas equipes. 

Os usuários podem fazer alterações com programas gráficos e saber que essas alterações estão sendo aplicadas aos cartões imediatamente. Isso também cria consistência em toda a empresa. Enquanto certifica-se de que os detalhes estão sempre atualizados. Uma vez feito evita que se descarte pilhas de cartões impresso com informações desatualizadas.

3. Conveniente

Ter um cartão de visita digital para os membros da sua equipe permite que eles compartilhem seus detalhes da maneira que quiserem. Não há necessidade de os membros da equipe carregarem cartões de papel em suas carteiras. E no cartão ainda pode ter link que direciona os clientes para um CRM e consequentemente atraindo lead para um funil de marketing.

4. Fácil de criar

Por qual processo sua empresa passou para criar um cartão de visita em papel? Quantas reuniões você teve sobre cartolina ou branqueamento? Seu designer gostou da experiência de 10 rodadas de mudanças? Ou o seu CFO em assinar o custo exorbitante de cartões de papel destinados a serem descartados dentro de 24 horas após serem doados? ‍

Sentimos sua frustração. É por isso que um cartão digital torna-se mais fácil o processo de criação de cartões. Apesar de levar um tempo para ser criado depois é um processo fácil de alteração e otimização quando você deixa o fonte salvo.‍

5. Personalizável

Você pode modificar tudo sobre sua marca, desde seu logotipo, paleta de cores e endereço, até coisas menos óbvias, como seu slogan e ofertas principais. ‍

Além disso, se algo mudar ou você passar por uma reformulação da marca, poderá atualizar rapidamente seus cartões sem precisar começar de novo alterando no arquivo fonte salvo. ‍

6. Econômico

Os cartões de visita em papel são de baixo ROI. Por quê? Porque você não pode acompanhar sua eficácia na geração de leads. 88% dos cartões de visita são jogados fora na primeira semana. Mas, em média, as empresas continuam gastando milhares de reais em cartões de visita em papel por ano. ‍

O preço do serviço de criação de um cartão de visita digital supre as necessidades de indivíduos e equipes. Você pode criar um cartão de visita digital gratuito para você desde que entenda dos programas gráficos mencionados no texto antes. Ou contratar serviços de terceiro que geralmente não saem caro frente ao retorno. Cada opção irá poupar-lhe uma quantia significativa em comparação com a encomenda de cartões de visita em papel. ‍

Além disso, com um cartão de visita digital, você pode rastrear quem recebe seu cartão e quem compartilha seus detalhes com você também. Isso torna muito mais fácil transformar seus contatos em leads reais. ‍

Resumo

A rede mudou. Certifique-se de que você e sua equipe tenham um cartão de visita digital pronto para compartilhar como parte de seu kit de ferramentas de rede. 

Marlon Silva

Especialista em SEO, apaixonado por otimizar a presença online de pequenas e média empresas brasileiras.

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